domingo, 5 de julho de 2009

"Como um Romance", de Daniel Pennac


Identificação do Livro



Autor: Daniel Pennac
Edições: ASA
Colecção: Pequenos Prazeres
Nº de págs: 174
Classificação: Ensaio

SinopseÉ sobejamente conhecido o desgosto com que os pais preocupados com a formação dos filhos costumam registar a inapetência destes para a leitura. Daniel Pennac, romancista, professor e pai de família, descreve neste ensaio cheio de humor, todas as perplexidades que usualmente assaltam os diversos intervenientes neste processo de conflitos surdos, temores, bloqueios e teimosias. Acima de tudo, conforme se sublinha no presente livro, a leitura tem de ser um prazer e os leitores de hoje devem usufruir de alguns direitos inalienáveis.

«Como Um Romance» é assim uma obra profundamente original, onde, de uma forma ao mesmo tempo divertida e muito séria, se aborda aquela que é porventura a questão central de que dependem o destino do livro e da cultura tal como a temos entendido tradicionalmente.


Opinião Pessoal



O autor, através de exemplos do dia-a-dia e, principalmente, através da sua própria experiência de vida, expõe motivos que fazem com que os jovens se interessem (ou não) pela leitura.

O livro tem quatro capítulos:

  1. Nascimento do Alquimista
  2. É Preciso Ler (o dogma)
  3. Dar a Ler
  4. O que leremos (ou os direitos inalienáveis do leitor)
É de fácil leitura pois todos os capítulos estão subdivididos, em média, por 15-20 partes que ocupam entre 2 a 8 páginas cada uma. É, também, de fácil compreensão. A linguagem é muito acessível. Os exemplos escolhidos são amostras representativas da realidade, o que torna este livro ainda mais credível por parte do público.
O autor aborda esta temática - a preocupação de pais e professores pela falta de interesse e gosto que os jovens manifestam pela leitura - de uma forma leve, descontraída, divertida. Não pretende acusar nem culpar ninguém. Apenas "põe as cartas na mesa" e apresenta os factos, tira conclusões e sugere possíveis soluções. Os direitos inalienáveis do leitor são uma prova dessa leveza com que o assunto é abordado.
No entanto, a situação dos jovens gostarem menos de ler é preocupante e séria. A era das tecnologias tê-los-á "despertado" para o privilégio da visão e do som, fazendo-os esquecer do prazer de ler e de imaginar cada palavra lida.
A originalidade de "Como um Romance" está quando o autor condimenta esta temática com uma pitada de bom humor e ironia.
Pessoalmente, apreciei bastante este livro. Recomendo a sua leitura, nem que seja só para conhecer os direitos inalienáveis do leitor (capítulo 4), que os colocarei no blog para todos verem =)


P.S.: O autor, Daniel Pennac, não tem uma página web oficial. Assim, o link que coloquei está direccionado para a Wikipedia, mas esta encontra-se em inglês, já que não há nenhum artigo em português.





Pontuação do Livro
  • ❤ - Favorito

Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ





Sem comentários:

Enviar um comentário