domingo, 20 de fevereiro de 2011

"Os Anagramas de Varsóvia", de Richard Zimler

Identificação do Livro


Autor: Richard Zimler
Título Original: The Warsaw Anagrams
Edições: Oceanos
Nº. de págs.: 368
Colecção:  Mar de Histórias
Ano de edição: 2009
Classificação: Thriller


Sinopse: Um romance policial arrepiante e soberbamente escrito passado no gueto judaico de Varsóvia. Narrado por um homem que por todas as razões devia estar morto e que pode estar a mentir sobre a sua identidade… No Outono de 1940, os nazis encerraram quatrocentos mil judeus numa pequena área da capital da Polónia, criando uma ilha urbana cortada do mundo exterior. Erik Cohen, um velho psiquiatra, é forçado a mudar-se para um minúsculo apartamento com a sobrinha e o seu adorado sobrinho-neto de nove anos, Adam. 
Num dia de frio cortante, Adam desaparece. Na manhã seguinte, o seu corpo é descoberto na vedação de arame farpado que rodeia o gueto. Uma das pernas do rapaz foi cortada e um pequeno pedaço de cordel deixado na sua boca. Por que razão terá o cadáver sido profanado? Erik luta contra a sua raiva avassaladora e o seu desespero jurando descobrir o assassino do sobrinho para vingar a sua morte. Um amigo de infância, Izzy, cuja coragem e sentido de humor impedem Erik de perder a confiança, junta-se-lhe nessa busca perigosa e desesperada. Em breve outro cadáver aparece - desta vez o de uma rapariga, a quem foi cortada uma das mãos. As provas começam a apontar para um traidor judeu que atrai crianças para a morte. Neste thriller histórico profundamente comovente e sombrio, Erik e Izzy levam o leitor até aos recantos mais proibidos de Varsóvia e aos mais heróicos recantos do coração humano.



Opinião Pessoal


Cada um de nós deve recordar os males do passado provocados pelo Homem. Se tivermos esse conhecimento, vamos fazer de tudo para evitar que algo parecido ou pior aconteça. Sobretudo, o pensamento que deve prevalecer é: Guerras Não!
A atitude começa nos nossos pequenos mundos, pois é aí que se faz toda a diferença.

De que vale os judeus sentirem-se humilhados pelos nazis, se entre eles não se ajudam?

É impressionante a miséria de valores que o estado de sobrevivência tinge as pessoas,
assim como é impressionante ver a miséria de valores nas pessoas atraídas e ofuscadas pelo Poder, pelo Dinheiro e pelo Status Social.

_____
Comprei este livro em 2009.
O título chamou-me a atenção e ao ler a contracapa fui obrigada a trazê-lo comigo. Reconheço que as Grandes Guerras Mundiais e tudo o que as envolve despertam em mim curiosidade. E os "Os Anagramas de Varsóvia" retratam precisamente a vida de um gueto em Varsóvia (capital da Polónia).
No entanto, apesar de considerar o livro muito bom quando o comprei, só consegui reunir "coragem" agora... Li-o seguido, sem interrupções, e é assim que este tipo de livros se lê: como são egoístas, devem ter toda a atenção do leitor Happy/Smile Eu lia três capítulos e parava. Passado um tempo recomeçava. Mas havia sempre qualquer coisa a intrometer-se Tongue
Desta vez consegui e aconselho vivamente a sua leitura!
Com certeza lerei mais obras deste autor Happy/Smile



PONTUAÇÃO DO LIVRO

  • ❤ - Favorito

Sugestões


Espreitem duas entrevistas feitas ao autor no blogue "Porta-Livros" e no site Diário Digital.
Podem ler também um excerto da obra aqui.
Consultem o site oficial do autor em: http://www.zimler.com/conteudo.php




.¸¸.*♡*.¸¸.*☆*¸.*♡*.¸¸.






Sem comentários:

Enviar um comentário