domingo, 19 de julho de 2009

O direito de não acabar um livro



"O meu chapéu cinzento - Pequenas Geografias", de Olivier Rolin 

é uma tentativa falhada de leitura.

Comprei-o numa feira do livro que se fez na minha antiga escola por 2€. 

O livro pareceu-me interessante aquando lia a contracapa e decidi adquiri-lo.





Identificação do livro


Autor: Olivier Rolin
Editora: ASA
Colecção: Pequenos Prazeres
Nº de págs: 144
Sinopse: O Meu Chapéu Cinzento, de Olivier Rolin, transporta-nos, numa extraordinária viagem, da Alexandria de Cavafy e Durrell à Lisboa de Fernando Pessoa, à Atenas de Melina Mercouri, à Goa de Tabucchi, aos Açores de Antero e dos pescadores de baleias... 
Recusando embora a classificação de escritor de viagens, Rolin demonstra aqui, porém, a velha e frutuosa ligação que a viagem e a literatura estabeleceram desde que Homero fez Ulisses voltar a Ítaca...
A presente edição de O Meu Chapéu Cinzento - título inspirado num verso de Blaise Cendrars - reproduz nove das viagens da edição original francesa, seleccionadas pelo autor e pelo editor português. 
Como diz Olivier Rolin, a coerência que podemos esperar deste conjunto de relatos é a que resulta do facto de "em cada uma das escalas desta peregrinação nos termos esforçado por exigir alguma exactidão das palavras, de modo a que elas constituíssem como que os fragmentos de uma geografia, isto é, de uma escrita escrupulosa de terra".



Opinião Pessoal


A 1ª página até gostei, mas o autor começa a "viajar" muito com as palavras e eu disperso-me. Lia repetidamente alguns excertos para conseguir perceber a lógica do texto, mas perdi o entusiasmo. Penso que o autor usa de muita perífrase ao ponto de cansar o leitor.

Parei de ler na pág. 17, nem cheguei ao fim do 1º capítulo -> servi-me d' Os Direitos Inalienáveis do Leitor e agi em conformidade com o Terceiro Direito: o direito de não acabar um livro. 

Com certeza terei de concentrar-me mais neste livro e abstrair-me do que me rodeia se quiser alcançar a última pág. No entanto, se alguém já leu este livro todo, pode dizer-me o que achou? Bastaria um pequeno comentário. Obrigada.




◑﹏◐







Sem comentários:

Enviar um comentário