domingo, 1 de agosto de 2010

"O Mandarim" - nº 10

Identificação do Livro

Autor: Eça de Queiroz
Edições: QuidNovi
Nº. de págs.: 96
Colecção: Biblioteca de Verão JN e DN
Ano de edição: 2010
Classificação: Novela


II. Apreciação Crítica

"Sinto-me morrer. Tenho o meu testamento feito. Nele lego os meus milhões ao Demónio; pertencem-lhe; ele que os reclame e que os reparta..."
Esta citação já mostra o problema principal de toda a narrativa - o dinheiro. Esta pequena história funciona como que um purificante para a alma, com o objectivo de focar a nossa atenção para o que é realmente importante - Deus e o Próximo. Pois como é dando que se recebe, a Felicidade só se encontra nas coisas pequenas. E assim, o autor critica a sociedade da época. Crítica que se mantém actual nos nossos dias, graças à Era da Globalização e à Sociedade de Consumo e de Massas.

P.S.: a minha apreciação baseia-se, sim, numa mundividência Cristã.


III. Mais informações





Sem comentários:

Enviar um comentário