Identificação do Livro
Autor: Fialho de Almeida
Edições: QuidNovi
Nº de págs.: 95
Coleção: Biblioteca de Verão JN e DN
Ano de Edição: 2010
Classificação: Romance
Opinião Pessoal
Esta história mete-me pena, independentemente do contexto rural onde se insere, mete-me pena pela pobreza de espírito das pessoas. Mais uma vez confirma-se que, a pobreza de espírito é muito pior do que a pobreza do dinheiro. Uma pessoa sem valores é oca, e a Ruiva é exemplo disso. É verdade também que o meio influencia, positiva ou negativamente, mas se alguém tiver valores saberá discernir o certo do errado, e saberá escolher o melhor caminho.
Vemos aqui uma rapariga que não tem ideia do que é ter uma família, e se a família é a base da sociedade, como é que esta rapariga poderia ser?
Até agora elenquei os dois principais problemas que encontrei na vida desta rapariga: ausência de família e pobreza de espírito. Estas lacunas poderiam ser colmatadas se as vizinhas, o padre, e outros agentes daquela pequena localidade, se substituíssem à família e ajudassem a rapariga a crescer com valores.
Mas às vezes é pior a emenda do que o soneto, como diz o adágio popular. E nesses casos, é preferível estar quieto do que estragar a alma de uma pessoa, que foi o que aconteceu à Ruiva, aprendeu muito bem os vícios e pecados da alma em vez dos bons valores cristãos; não teve um projeto de vida, tornou-se uma pessoa sem ânimo, sem brilho.
É pena...
Na história vemos as opções que escolheu, as atitudes que tomou, sabemos tudo o que aconteceu: as causas, os motivos, as razões. E mesmo assim, conseguimos ficar perplexos com tudo o que aconteceu, com as voltas que a vida dela deu, assim como a nossa vida também dá voltas.
A Ruiva não prejudicou muito outras pessoas, ela foi, sem dúvida, a mais prejudicada. No entanto, há pessoas nos nossos dias, com o histórico de família idêntico ao dela que causam muito prejuízo à sociedade, pelos mais variados crimes. Volto a repetir, a Família é a base da Sociedade, a prevenção começa aí. Tenho dito.
PONTUAÇÃO DO LIVRO
Sugestões
- Ver mais informações na Wook;
- História completa disponível on-line neste blogue «Vereda Literária»;
- Ler opinião 1 em Projeto Adamastor;
- Ler opinião 2 no blogue «As Leituras do Corvo»;
- Ler opinião 3 no blogue «High Voltage Reading»;
- Ler opinião 4 no blogue «Caderno Preto».
。◕‿◕。
Sem comentários:
Enviar um comentário