sexta-feira, 30 de agosto de 2013

"O Solar da Falésia", de Theresa Charles


Identificação do Livro


Autor: Theresa Charles
Título Original: "House on the Rocks"
Edições: Círculo de Leitores
Nº. de págs.: 197
Ano de edição: 1984
Classificação: Romance

Sinopse: David Phelim foi sempre um pai extremoso para Adele, mesmo depois de ter contraído segundo matrimónio com a secretária. Adele via no pai o camarada ideal, pronto a satisfazer todos os seus caprichos.
A única vez que se zangou com ela, foi por saber que namorava o primo da segunda esposa, Gaston Loire, que considerava um caçador de dotes.
No dia imediato, quando praticava o seu desporto favorito (caça submarina), David morreu afogado, sem que a filha conseguisse salvá-lo. Encontraram-na inanimada e gravemente ferida, junto às rochas, e levaram-na para o hospital.
Durante os longos meses que ali permaneceu, a morte do pai não lhe saía da ideia. Teria sido acidental, ou provocada por mão criminosa? Mas... quem poderia desejar a sua morte? Deidre, a viúva, então um bom partido?... Gastão, que sempre viu em David um obstáculo, que o separava de Adele?... Blair Kerrard, o sócio, que discordava das suas ideias?...
Adele voltou para casa, «O Solar da Falésia», resolvida a desvendar esse mistério.


Opinião Pessoal

Theresa Charles é o pseudónimo de Irene Mossop.
Gostei bastante deste livro!
É de leitura fácil, simples, sem exageros, que vai cativando aos poucos. Há um mistério para descobrir, e isso é bom para manter a atenção do leitor. Os espaços e as personagens estão bem construídos, assim como os diálogos. Não há cenas que choquem... (hoje em dia cada vez menos coisas nos chocam...). Há sim um bom trabalho de equipa, pois este livro foi escrito por Irene e o seu marido Charles (daí o pseudónimo Theresa Charles). O resultado está à vista: uma história inventada, mas com trama e personagens quase reais!
Dizem as boas (ou as más) línguas que é possível conhecer um escritor pelas suas obras. Ora, em relação a Irene Mossop (ou Theresa), parece-me uma óptima pessoa, equilibrada, justa, muito trabalhadora, uma boa esposa (não sei se teve filhos), viveu e suportou os desastres das duas Grandes Guerras Mundiais, não procurava fama mas teve os seus momentos de glória... Parece-me ser um exemplo a seguir =)
«O Solar da Falésia» foi publicado na década de 60 e retrata essa época, mas os sentimentos e os valores presentes são intemporais, o que torna ainda mais interessante!
Só foi publicado em Portugal 20 anos mais tarde.



Pontuação do Livro
  • ✰✰✰✰✰ - Muito Bom

Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ


Sugestões

A autora tem uma obra vasta e, durante o seu tempo de vida, foi reconhecida como uma grande escritora: até um livro seu foi adaptado para o cinema. Após a sua morte, parece que também caiu no esquecimento... Eram os finais dos Anos 80 e inícios dos 90, muita coisa estava a acontecer, assim como muitos escritores estavam a "brilhar"... Poucas informações existem na internet. Para além da wikipedia [inglês], há um site francês «Les Romantiques» que fala um pouco sobre a autora e os seus gostos... Espreitem! 




.¸¸.*♡*.¸¸.*☆*¸.*♡*.¸¸.





Sem comentários:

Enviar um comentário