Identificação do Livro
Autor: Michel-DavetTítulo Original: Le Collégien De Velours
Edições: Portugália
Nº. de págs.: 145
Colecção: Biblioteca das Raparigas - nº 70
Ano de edição: 1971
Classificação: Literatura Juvenil. Dos 10 anos em diante.
Sinopse: Um misterioso gatuno entrava todos os dias em casa do velho coronel Fabien e roubava maçãs e bolos. Um dia, foi apanhado em flagrante: tratava-se de um rapazito esfomeado e andrajoso que viera de Itália para França em condições dramáticas. Estava-se no tempo de Napoleão. Em Nápoles, o rei Murat fora também expulso da corte; a estadia ali dos franceses perigava. A criança, que nada mais soubera dos pais - haviam ficado em Itália - é recolhida pelo coronel e sua irmã, a menina Finette. Espantosas aventuras se seguirão, até porque o rapazito era... uma rapariga. MICHEL-DAVET, autora desta história original, é uma romancista de grande êxito entre a juventude. Algumas das suas obras foram aproveitadas para argumentos de filmes, igualmente bem sucedidos. A história do rapaz do fato de veludo, que afinal é uma rapariga, é um desenrolar de espantosas aventuras cheias de humor e de ternura, de imprevisto e de humanidade.
Opinião Pessoal
Este mês encontrei três tesourinhos que pertenceram à educação do Estado Novo no nosso país. São três livros da Portugália Editora que fazem parte da Coleção Biblioteca das Raparigas 😃.
É um marco importante da educação em Portugal a existência de escolas masculinas e escolas femininas, assim como a divisão de alguns estabelecimentos públicos, como as bibliotecas, em alas para rapazes e alas para raparigas. Ainda hoje é possível encontrar esses vestígios em alguns edifícios, como por exemplo a atual Biblioteca Municipal de Lousada (distrito do Porto).
São deveras interessantes os títulos desta coleção, implicitamente educam a rapariga para o tradicional trabalho doméstico e a vida familiar. Contudo, a vida pode ter aventuras, como é o caso da história desta rapariga do fato de veludo. Uma história deliciosa que acaba bem!
Quando terminei de ler este livro, senti que as nossas crianças e adolescentes precisam de ler mais histórias que acabam bem! Histórias que desafiam a mente, mas que promovem os bons valores e, acima de tudo, incentivam a praticar boas ações.
Ser criança não é fácil. Ser adolescente não é fácil.
Ser jovem não é fácil. Ser adulto não é fácil.
É preciso semear coisas boas, para colher coisas boas e alimentarmo-nos de coisas boas.
Isto é um ciclo para combater a maldade.
As crianças têm necessidade de ser boas para serem felizes. Caso contrário, o seu crescimento estará fundado em pilares de areia, que na adolescência ou juventude cairão, tornando-se adultos com graves problemas estruturais. É preciso prevenir estas situações, daí a minha solução passar pela leitura de bons livros que transmitam bons valores e boas ações - uma corrente de boa energia.
PONTUAÇÃO DO LIVRO
Sem comentários:
Enviar um comentário