domingo, 18 de outubro de 2015

"Detenham essa Mulher", de David Goodis

Identificação do Livro


Autor: David Goodis
Título Original: "Behold this woman"
Edições: Círculo de Leitores
Nº. de págs.: 240
Ano de edição: 1988
Classificação: Ficção

Sinopse: Debaixo de um aspeto inocente e alegre, escondia-se um verdadeiro demónio. Clara era uma mulher inteligente, ambiciosa, com um passado nebuloso que não a impedia de exigir cada vez mais: o crime, por exemplo...




Opinião Pessoal

Este livro pertence ao tipo literário "noir fiction", onde o protagonista tem qualidades auto-destrutivas e pode ser uma vítima, um suspeito ou um criminoso. Esse protagonista lida com questões legais e políticas, está a par dos seus meandros, não sendo a justiça e a política menos corruptas que o protagonista; assim como é vitimizado ou faz-se de vítima ou vitimiza diariamente outras pessoas.

No nosso livro, a protagonista é a Clara, uma femme fatale que arruína a vida dos seus amantes e magnetiza todas as pessoas ao seu redor. É má de natureza. É uma pessoa de sangue-frio, calculista, esteticamente atraente (apesar de ser gorda), completamente materialista, vaidosa, narcisista, sem escrúpulos para atingir os seus objetivos, mas um pouco supersticiosa.
Clara entra numa família fragilizada e, ao longo de três anos, vai conseguindo "sugar" toda a energia positiva daquela casa e moldando-os ao seu gosto. A presença negativa desta mulher na vida de qualquer pessoa produz efeitos catastróficos.

Sim, na realidade, há pessoas com esse génio do mal. Daí existirem os grandes problemas nas famílias, nas empresas, na sociedade em geral. Há uma série de "ovelhas negras", "sementes podres", que teimam em infestar e contaminar todo o mundo...

É muito difícil eliminar o Mal. Mas o Bem consegue.
E neste livro vê-se essa luta. 

--
Uma outra questão tratada aqui no livro é o Amor.
O amor entre um pai e uma filha.
O amor de um marido para com a mulher falecida.
O amor entre dois corações jovens.

Sendo o amor a "arma" para resolver todo o mal.

--
Um pequeno apontamento:
Os homens, quando amam realmente uma mulher, ficam perdidos/doidos quando essa mesma mulher os magoa/ofende/trai ou fica chateada. Embora não admitam todos, a verdade é que dependem dessa mulher, desse amor, para viverem bem. 


PONTUAÇÃO DO LIVRO

  • ✰✰✰✰✰ - Muito Bom



Sugestões




Sem comentários:

Enviar um comentário