sexta-feira, 11 de julho de 2014

"Nove Mil Dias e uma só Noite", de Jessica Brockmole

Identificação do Livro


Autor: Jessica Brockmole
Título Original: Letters From Skye
Edições: Editorial Presença
Nº. de págs.: 256
Coleção: Grandes Narrativas
Ano de edição: 2014
Classificação: Romance

Sinopse: Março de 1912. A jovem poetisa Elspeth Dunn nunca saiu da remota ilha escocesa de Skye, onde vive, e é com grande surpresa que recebe a primeira carta de um admirador do outro lado do Atlântico. É o início de uma intensa troca de correspondência que culminará num grande amor. Subitamente, a Europa vê-se envolvida numa Guerra Mundial, e o curso normal das vidas é abruptamente interrompido. Junho de 1940. O Velho Continente vive mais uma vez o tormento de um conflito mundial e uma nova troca epistolar incendeia os corações de dois amantes, desta vez o de Margareth, filha de Elspeth, e o do jovem piloto da Royal Air Force por quem se apaixonou. Cheio de glamour e de pormenores de época, este romance faz a ponte entre as vidas de duas gerações - os seus sonhos, as suas paixões e esperanças -, e é um testemunho do poder do amor sobre as maiores adversidades.


Opinião Pessoal


A história é muito boa, acontece nos dois momentos mais marcantes da humanidade e só esse facto já vale muito. É um romance rotulado tipicamente de «feminino» ou «mais desejável ao público feminino».

A técnica de narração - dividir o relato em duas gerações, como que escrevendo duas histórias ao mesmo tempo, neste caso de Elspeth Dunn e de Margareth Dunn - não é uma novidade. O que faz com que seja uma boa técnica é a ligação que a autora faz. Quero com isto referir-me às decisões/escolhas/opções que as personagens da 1ª geração tomaram e que influenciaram as personagens da 2ª geração.

Tenho lido críticas a respeito dos diálogos... Estes realmente parecem-me muito atuais, com vocabulário e expressões usadas agora; mas talvez seja isso que torna esta história tão próxima! Até encontrei bastantes coincidências comigo, o que pode não acontecer com outras pessoas, como é óbvio.

Para terminar, aconselho a sua leitura. Pode parecer uma «história de meninas», mas não é. Acredito que "eles" também vão gostar porque de certeza irão rever-se em alguma personagem Happy/Smile


PONTUAÇÃO DO LIVRO

  • ❤ - Favorito



Book Trailer





Sugestões


Leiam um excerto da obra aqui.

E já agora, aconselho também a lerem "O Outro Lado da Verdade", de Marcos Bessa. Apesar de ser um autor português, num contexto histórico muito diferente, a técnica narrativa é semelhante, e o fim inesperado Happy/Smile.



.¸¸.*♡*.¸¸.*☆*¸.*♡*.¸¸.





Sem comentários:

Enviar um comentário