Identificação do Livro
Autor: Camilo Castelo Branco
Edições: Porto Editora
Nº de Págs.: 192
Ano de Edição: 2011
Coleção: Clássicos Porto Editora
Classificação: Romance
Sinopse: Nesta obra, misto de poema, de novela e de tragédia, Camilo atinge a maturidade artística. É uma obra equilibrada, com enredo conciso, sem episódios dispersivos, sem um número excessivo de personagens, quase sem considerações do autor, com uma linguagem adequada, substancialmente romântica, na correspondência trocada entre Simão e Teresa, mas saborosamente popular em João da Cruz, franca, viva, cheia de conceitos populares, e, por outro lado, intencionalmente irónica, caricatural, entre as freiras do convento, a anunciar já o escritor de transição para o realismo.
Opinião Pessoal
Uma história fantástica, muito bem construída, comovente ❤.
Há quem queira comparar com a tragédia Shakesperiana de Romeu e Julieta, fortemente criticada por mim, mas não há comparação possível! Eu compreendo que nos textos dramáticos a evolução das cenas tenha de ser mais rápida do que nos textos em prosa, e consequentemente os sentimentos têm de fervilhar mais rapidamente no teatro.
Contudo, só porque as personagens principais de ambas as histórias morrerem no final, não significa que haja um elo de ligação: Romeu e Julieta são muito diferentes de Simão e Teresa.
Pessoalmente, prefiro o amor saudoso português.
PONTUAÇÃO DO LIVRO
(◕‿◕✿)
Sem comentários:
Enviar um comentário