segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Quotes "Uma Vida em Beleza"

















"Uma Vida em Beleza" - Nicolau Henrique


Identificação do Livro 



Autor: Henrique Nicolau
Edições: Caminho
Nº. de págs.: 194
Ano de edição: 1990
Classificação: Policial

Sinopse: Mais do que um escritor policial (o que já seria bastante, de resto) Henrique Nicolau é uma presença cada vez mais saliente na literatura portuguesa. Como bem o prova este «Uma Vida em Beleza». Sem descurar, antes pelo contrário, a trama e a atmosfera a que cabe a designação de «policial», Henrique Nicolau dá-nos, na sua linguagem inconfundível, a história de um tempo histórico português num livro ambicioso e inovador.

É escusado lembrar que Henrique Nicolau começou por ganhar o prémio Caminho de Literatura Policial em 1985 com «O Trabalho é Sagrado», a que se seguiram «Alcança quem Não Cansa», «A Arca do Crime» e «O Assombrado». E que conquistou um público fiel. Merecidamente. Público que certamente acorrerá a esta «vida em beleza».



Opinião Pessoal


Em primeiro lugar, estou pasmada com a falta de informação na internet acerca do autor e do próprio livro! Como é que é possível? Um autor português onde só constam obras suas em sites de venda ou revenda de livros. Não consigo compreender...

Em segundo lugar, a narrativa passa-se no tempo da ditadura salazarista. É incrível como encontramos tantas semelhanças com os dias de hoje: corrupção, ganância e poder. E sim, tudo o que está descrito no livro aconteceu e ainda continua a acontecer... todos os factos, todas as cenas, todas as mediocridades, todas as façanhas e jogos de poder, todas as lutas, todas as injustiças...

O papel da mulher na sociedade é demonstrado em várias personagens, mas resume-se a isto:
  • há as mulheres fracas de condição social que se sujeitam às regras dos mais poderosos e aprendem a movimentar-se em meios ocultos para poderem sobreviver;
  • há as nascidas em berço de ouro, pertencentes a famílias ricas e influentes;
  • há as idealistas, lutadoras pela justiça e igualdade de direitos, que com muitos ou poucos meios conseguem marcar a diferença.

É deveras um livro que poderia perfeitamente ser adaptado para o cinema ou televisão. Apostar mais na produção nacional seria um bom caminho, infelizmente nunca há verbas...
Aconselho a sua leitura. A linguagem é bastante directa e compreensível, recorrendo às vezes ao calão rude. Este livro é como um pano que cai e desvenda a poudridão das mais altas classes mas, principalmente, desvenda a poudridão do próprio homem...



PONTUAÇÃO DO LIVRO

  • ❤ - Favorito


Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ 







quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Quotes "Pena de Viver Assim"
















"Pena de Viver Assim" - Luigi Pirandello


Identificação do Livro



Nº. de págs.: 96
Ano de edição: 2009
Classificação: Ficção



SinopseA protagonista, que se torna tema central do conto, é a senhora Leuca, uma mulher abandonada pelo marido durante onze anos. A sua nostalgia e a sua dor são contínuas e fazem com que ela assista ao desenvolvimento da sua própria vida sem ter poder de intervenção. A saudade dos sentidos que a atormenta constrói este conto de grande e trágico humorismo.




PONTUAÇÃO DO LIVRO

  • ✰✰✰✰✰ - Muito Bom









Mais infos






.¸¸.*♡*.¸¸.*☆*¸.*♡*.¸¸.







Aconselho a sua leitura :)

domingo, 14 de outubro de 2012

"Terrortório - Antologia de Contos", de vários autores


Identificação do Livro


Autores: Edar Allan Poe; Diogo Falcão; Tenesse WilliamsJoão de Melo; Isaac Asimov & James Mac Creach; J. F. Tavares; Franz KafkaRui ZinkJaime Rocha;Robert BlochLuísa Costa Gomes;H. P. Lovecraft.
Edições: Europress
Nº. de págs.: 168
Colecção: Bolso Noite 
Ano de edição: 1989
Classificação: Thriller

Sinopse: A viagem no medo! Uma antologia selecionada de alguns dos melhores de entre os novos e os clássicos autores do género.






Contos Que Gostei Mais


"Ritos Legais", de Isaac Asimov & James Mac Creach
"Manequins de Horror", de Robert Bloch




PONTUAÇÃO DO LIVRO

  • ✰✰✰✰✰ - Muito Bom





Mais infos




.¸¸.*♡*.¸¸.*☆*¸.*♡*.¸¸.








domingo, 23 de setembro de 2012

Quotes "Um Caso de Consciência

















"Um caso de consciência", de James Blish


Identificação do Livro


AutorJames Blish
Título original: A case of conscience
EdiçõesEuropress
Nº. de págs.: 224
Colecção:  Bolso Noite
Ano de edição: 1990
Classificação: Ficção Científica

Sinopse: Um padre descobre que o paraíso pode ser obra do Demónio. Esboço de uma hipótese onde o Homem arrisca tudo, o mito pode ser o lugar onde começa a salvação ou a perdição eterna.





Opinião Pessoal


Este género literário não é o meu preferido. Particularmente este livro lembra-me o filme "Avatar", mas não deixa de ser curioso porque roça as áreas da ética, da filosofia e da religião. É interessante como mostra os valores vigentes na sociedade, assim como é interessante o autor recorrer a factos históricos reais para basear-se e criar outros fictícios.



PONTUAÇÃO DO LIVRO

  • ✰✰✰✰ - Bom




Mais infos






.¸¸.*♡*.¸¸.*☆*¸.*♡*.¸¸.






terça-feira, 28 de agosto de 2012

Quotes "O Mistério da Casa de Campo"
















"O Mistério da Casa de Campo", de Margery Allingham


Identificação do Livro


AutorMargery Allingham
Título Original: The White Cottage Mystery
EdiçõesEuropress
Nº. de págs.: 168
ColecçãoBolso Noite
Ano de edição: 1995
Classificação: Policial

Sinopse: "Tudo o que acontece neste mundo tem de ter uma explicação natural, simples e lógica. Não sou daqueles que acreditam em artes mágicas... Neste caso, a única coisa que ainda foi possível provar é que todos estão inocentes... Todos o queriam matar... Todos admitem que a ideia lhes passou pela cabeça... todos tiveram oportunidade para o fazer e, no entanto, ninguém o fez. (...)".
Um policial empolgante com um final imprevisível. Um romance de Margery Allingham, uma grande escritora do clássico policial inglês.





PONTUAÇÃO DO LIVRO

  • ❤ - Favorito

Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ




Mais infos





.¸¸.*♡*.¸¸.*☆*¸.*♡*.¸¸.









domingo, 15 de abril de 2012

"Amor de Perdição", de Camilo Castelo Branco




Identificação do Livro

Autor: Camilo Castelo Branco
Edições: Porto Editora
Nº de Págs.: 192
Ano de Edição: 2011
Coleção: Clássicos Porto Editora
Classificação: Romance

Sinopse: Nesta obra, misto de poema, de novela e de tragédia, Camilo atinge a maturidade artística. É uma obra equilibrada, com enredo conciso, sem episódios dispersivos, sem um número excessivo de personagens, quase sem considerações do autor, com uma linguagem adequada, substancialmente romântica, na correspondência trocada entre Simão e Teresa, mas saborosamente popular em João da Cruz, franca, viva, cheia de conceitos populares, e, por outro lado, intencionalmente irónica, caricatural, entre as freiras do convento, a anunciar já o escritor de transição para o realismo.



Opinião Pessoal

Uma história fantástica, muito bem construída, comovente ❤.

Há quem queira comparar com a tragédia Shakesperiana de Romeu e Julieta, fortemente criticada por mim, mas não há comparação possível! Eu compreendo que nos textos dramáticos a evolução das cenas tenha de ser mais rápida do que nos textos em prosa, e consequentemente os sentimentos têm de fervilhar mais rapidamente no teatro.
Contudo, só porque as personagens principais de ambas as histórias morrerem no final, não significa que haja um elo de ligação: Romeu e Julieta são muito diferentes de Simão e Teresa.
Pessoalmente, prefiro o amor saudoso português.



PONTUAÇÃO DO LIVRO

  • ❤ - Favorito



Sugestões




(◕‿◕✿)


domingo, 18 de março de 2012

"A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca", de William Skapespeare



Identificação do Livro

Autor: William Shakespeare
Título Original: The Tragicall Historie of Hamlet, Prince of Denmark
Nº de Págs.: 77
Ano de Edição: 2001
Classificação: Texto Dramático



Opinião Pessoal

Esta peça de Shakespeare está repleta de conselhos úteis para a vida.
Com o tema da traição sempre presente, Shakespeare parece querer provar que os sentimentos ruins vão corroendo a alma, mesmo daquelas almas mais sãs, mais santas.

É de leitura fácil.
Há imensos exemplares gratuitos disponíveis na internet, porque a obra "caiu" no domínio público.
Consequentemente, e por estarmos a falar de Shakespeare, há muita informação e muitas adaptações desta peça na internet. Basta procurar.




PONTUAÇÃO DO LIVRO

  • ✰✰✰✰ - Bom






(◕‿◕✿)



domingo, 12 de fevereiro de 2012

"Tubarões a Bordo", de Heinz Konsalik


Identificação do Livro

Autor: Heinz Konsalik
Título Original: Haie An Bord
Edições: Círculo de Leitores
Nº  de Págs.: 273
Ano de Edição: 1981
Classificação: Romance



Opinião Pessoal

Heinz Konsalik é o autor que narra a experiência humana no seu extremo. É um autor de tragédias dignas de adaptação em Hollywood. E não digo isto por ironia, digo por sentir que o seu trabalho é realmente bom e poderia facilmente chegar aos ecrâs. Há autores que inventam monstros para assustar mortalmente. Heinz Konsalik narra a sobrevivência do Homem perante várias adversidades. É autêntico mestre a provar que a vida é para ser vivida, e que os Homens são constituídos pela Razão e pela Emoção, duas valências que se complementam, e que tornam o Homem tão distinto e tão especial. Aqui e na sua outra obra "À Sombra das Palmeiras", há um homem como personagem principal e uma mulher. Os dois apaixonam-se, descobrem o Amor, enfrentam os problemas juntos e, no final da história, permanecem juntos. Heinz Konsalik também é um autor do Amor. É reconfortante sentir que o Amor supera tudo e prevalece acima de tudo.
"Tubarões a Bordo" trata de uma temática atual, apesar do contexto narrado ser na Guerra Fria. As potências mundiais e as suas lavagens de dinheiro nos países de Terceiro Mundo causam imensas maleitas, nomeadamente o surgimento de grupos auto-proclamados defensores da verdade e da justiça. Temos exemplos disso em todo o mundo, especialmente na África, na Ásia e na América do Sul. Isto cria muita discórdia pois os ideais baseiam-se, quase sempre, na religião do dinheiro, da ganância e do poder. Apesar de esses grupos proclamarem uma das Religiões Monoteístas, e de agirem segundo essa Religião, a verdade é que os valores são tão deturpados que é impossível alguém dizer que mata outro em nome de deus. Os personagens principais são apanhados desprevenidos num embróglio, mas sobrevivem, enquanto que muitos outros não, como acontece hoje em dia. E é nisso que este livro me faz pensar, na sorte que alguns têm ao sobreviver a experiências aterradoras provocadas por outros homens.




PONTUAÇÃO DO LIVRO

  • ✰✰✰✰✰ - Muito Bom




Sugestões

Há pouquíssima informação na internet sobre o autor e a sua obra.




✦ ✧ ✩ ✫ ✬ ✭ ✮ ✯ ✰