Identificação do Livro
Autor: Patrícia JoyceEdições: Alvorada
Nº de págs.: 215
Ano de edição: 1947
Classificação: Novelas
Opinião Pessoal
Mais um tesourinho que descobri!
Patrícia Joyce é uma escritora alfacinha que se afirmou nos anos 50 e 60 numa sociedade salazarista onde a mulher não tinha lugar de destaque. Foi precisamente com este livro que iniciou a sua carreira literária. Aqui estão sete histórias:
- Anúncio de Casamento
- Desilusão
- História Simples
- As duas mortes de Sílvia Gandra
- O Sapo e o Lírio
- Pobrezinhos
- O Alma de Cão
Nas duas primeiras histórias está presente a infidelidade dos homens casados e a leviandade com que cometem adultério. A mentalidade estúpida de que o casamento é uma prisão e a ilusão de que só as raparigas novas são boas para os homens se divertirem.
Na terceira história vemos que a miséria dos outros é sempre maior do que a nossa, e isso dá-nos força para ultrapassar os dissabores da vida.
Na quarta história vemos, mais uma vez, a mentalidade machista em relação ao sexo forte, a ausência de amor nas relações e a instrumentalização da mulher para satisfação própria.
Em «O Sapo e o Lírio» e «Pobrezinhos» estão as maldades que as pessoas fazem umas às outras por vários motivos, desde a inveja, o ciúme e a cobiça. É terrível como o poder do mal pode ser tão forte e prejudicar tantas vidas.
Para terminar, a sétima e última história é um monólogo bem construído sobre a vontade e a sorte.
Pontuação do Livro
✰✰✰✰✰ - Muito Bom