domingo, 18 de janeiro de 2015

"Quartéis de Inverno", por Osvaldo Soriano

Identificação do Livro


Autor: Osvaldo Soriano
Título Original: Cuarteles de Invierno
Edições: ASA
Nº. de págs.: 160
Colecção: Letras do Mundo
Ano de edição: 1994
Classificação: Romance

Sinopse: "Humor negro, acção vertiginosa, diálogos breves e fulgurantes, um estilo rápido e seco como o de um Hemingway heróico-cómico, fazem deste romance uma leitura apaixonante", escreveu Italo Calvino a propósito de um outro livro do autor. As mesmas palavras poderiam aplicar-se a «Quartéis de Inverno», a obra mais importante de Osvaldo Soriano.
Quando, em plena ditadura militar, o exército argentino promove uma festa grandiosa para celebrar o novo status quo, as figuras inesquecíveis de um boxer e de um cantor de tangos emergem, como símbolos universais de um combate tremendo pela sobrevivência e pela dignidade.
Diferente da maior parte dos autores latino-americanos, Soriano escreve como uma testemunha de um período negro da história do seu país, sem no entanto jamais cair no habitual "folclore" da literatura comprometida e panfletária. Daí que «Quartéis de Inverno» nos transmita de um modo excepcional a crueldade que a violência possui quando se torna quotidiana e inexplicável. Em duas palavras: uma obra-prima.



Opinião Pessoal


De leitura fácil, vocabulário acessível, personagens que retratam pessoas simples, histórias pigmentadas de realismo, foco nos problemas sociais, cenários de violência quotidiana... São estes os traços gerais da obra publicada em 1982 pelo argentino Osvaldo Soriano. O autor tem como característica escrever histórias sobre o dia-a-dia das pessoas comuns, o que não é apreciado por uma grande parte dos leitores e críticos, De resto, Soriano, graças à sua experiência pessoal, transpõe para o papel situações baseadas nos conflitos existentes no seu país natal, assim como das problemáticas globais decorrentes do Braço de Ferro entre o Socialismo Soviético e as Democracias Ocidentais (mais concretamente os EUA); afirma-se pois, desta forma, o alto nível literário que as obras do argentino revestem.

Especificamente esta obra «Quartéis de Inverno», mostra como as ditaduras militares influenciam negativamente as populações, afrouxam a cultura e a educação, menosprezam o valor de cada indivíduo... atrás de slogans e campanhas publicitárias do género: «Povo e Forças Armadas unidos no Destino Comum de Paz e Grandeza».

Cá em Portugal viveu-se um período como esse, apelidado de Estado Novo, entre 1933 e 1974.

Os personagens principais de «Quartéis de Inverno»:
    Galván, o cantor
              +
    Rocha, o pugilista
Tornam-se amigos, camaradas, durante a estadia na povoação de Colonia Vela onde reina a "paz militar".



PONTUAÇÃO DO Livro

  • ✰✰✰✰✰ - Muito Bom


Sugestões


Com base neste livro, Peter Lilienthal produziu um filme em 1984, rodado em Cuba, com o nome «Das Autogramm»
Na wikipedia podem encontrar-se mais informações sobre o autor.



。◕‿◕。