Identificação do Livro
Título Original: The Great Gatsby
Edições: Abril/Controljornal
Nº. de págs.: 189
Colecção: Colecção Novis - Biblioteca Visão
Nº 5
Ano de edição: 2000
Classificação: Romance
Sinopse: A celebridade de F. Scott Fitzgerald deve-se, em grande parte, ao êxito que obteve com O Grande Gatsby. É um romance que retrata uma geração e evidencia as contradições do «sonho americano». A glória e a decadência do self-made man, a ambição e a busca desenfreada do dinheiro, a corrida em direção a um futuro tão prometedor como ilusório, tudo sobre o fundo de uma intriga amorosa, são ingredientes para construir uma história fascinante. No entanto, esta obra não se limita a exibir o mundo da Idade do Jazz, nem a relatar as peripécias de um drama sentimental, pois alerta, quase como uma alegoria, para questões centrais que mantêm a sua acutilância nos dias de hoje.
Opinião Pessoal
"O Grande Gatsby" é deveras um bom livro. Gostei particularmente do narrador, Nick Carraway, que nos leva a conhecer um pouco dos «Loucos Anos 20» nos EUA. Este período pós-guerra, onde a humanidade "acaba de acordar de um pesadelo", é caraterizado pela busca rápida da felicidade e bem-estar. As pessoas passam a viver segundo a máxima latina "Carpe Diem", que quer dizer aproveita o momento, e a população dos EUA são um ótimo exemplo disso. Para além da guerra , foram-se desenvolvendo e criando novas coisas na Cultura e na Ciência; foco particularmente, a música, a moda, as regras de convivência social, o cinema, a pintura e a literatura...
- Jazz - música originalmente do povo negro dos Estados Unidos, caracterizada pelo ritmo sincopado, pela improvisação, pelas mudanças rápidas de tom e pelo emprego original dos instrumentos de percussão;
- Charleston - é uma dança surgida na década de 1920 pouco depois da Primeira guerra mundial, sendo um divertimento dos cabarés, onde as mulheres dançavam e mostravam mais as pernas porque as saias eram mais curtas e tinham o cabelo à garçonne. O nome se origina da cidade de Charleston. na Carolina do Sul.
- Foxtrote - é uma dança de salão de origem norte-americana, surgida por volta de 1912. Ela é caracterizada por movimentos longos e contínuos, cuja direção segue o sentido anti-horário, em andamento suave e progressivo.
- Moda - Nessa época, a moda já estava livre dos espartilhos do século XIX. As saias já mostram mais as pernas e o colo. Na maquilhagem, a tendência era o batom. A boca era carmim, em forma de coração. A maquilhagem era forte nos olhos, as sobrancelhas eram tiradas e o risco pintado a lápis. A tendência era ter a pele bem branca. Foi a época de Hollywood em alta, e a maioria dos grandes estilistas da época, como Coco Chanel e Jean Patou, criaram roupas para grandes estrelas.
Prestando agora atenção à trama do livro, reconheço que há questões que se mantêm atuais, questões essas que estão ligadas aos valores. Não me choca particularmente nenhuma situação, pois a nossa sociedade também se comporta da mesma forma que a sociedade dos Anos 20, confrontados com a anomia social... Mas, apesar das cenas não serem para nós uma novidade, é um livro que transmite lições, o próprio narrador vai aprendendo a lidar com esse mundo fantástico, nunca deixando a sua personalidade mudar; isto é, ele mantém-se fiel aos seus valores. Eu identifico-me com este Nick Carraway. Daí ter gostado bastante de ler a sua narração dos factos.
Em relação ao próprio Gastby, personagem principal, gosto dele, mas sinto pena... É verdade que ele teve uma experiência de vida riquíssima, viu e viveu de tudo um pouco, mas ele nunca conseguiu alcançar a verdadeira felicidade... E há uns pontos da história que me surpreendem, pois no início julguei mal o Gatsby.
Realmente, como afirma o pai do narrador, logo no primeiro capítulo «De cada vez que te apetecer criticar alguém, lembra-te sempre de que nem toda a gente neste mundo gozou algum dia das vantagens que tu tens tido.»
Pode ler-se um excerto do livro
aqui.
Pontuação do Livro
Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ
Sugestão
Para visualizar melhor como era a sociedade naquela época, aconselho a verem uns
vídeos da novela brasileira
"O Cravo e a Rosa" (2000), uma comédia romântica inspirada no clássico "A Fera Amansada", de William Shakespeare. A história localiza-se na cidade de São Paulo dos Anos 20 e narra o conflituoso romance entre o rude Petruchio e a fera Catarina, simpatizante dos ideais feministas, filha mais velha do banqueiro Nicanor Batista.
Há um documentário sobre este livro no Youtube feito pelo site «Maior fórum de documentários dublados ou legendados em língua portuguesa». Podem vê-lo
aqui. Está bem construído
๑㋡๑
Outra sugestão é verem a recente adaptação do livro "O Grande Gatsby" para o cinema. Podem ver o trailer
aqui.
Fontes: