.¸¸.*♡*.¸¸.*☆*¸.*♡*.¸¸.
domingo, 15 de dezembro de 2013
"A Luz em Agosto", de William Faulkner
Identificação do Livro
Autor: William Faulkner
Título Original: Light in August
Edições: Abril/ControlJornal
Nº de págs.: 385
Colecção: Colecção Novis - Biblioteca Visão Nº 22
Ano de edição: 2000
Classificação: Romance
Sinopse: Galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1949, William Faulkner permanece como um dos mais autênticos romancistas norte-americanos do séc. XX. Em «A Luz em Agosto», a sua escrita poderosa e o seu génio narrativo fazem-nos entrar no mundo de contrastes dramáticos do Sul profundo dos EUA. Entre a claridade e a sombra se desenham contornos da história fatal de Joe Christmas, cujo enredo suscita reflexões sobre a culpa, a sexualidade, o racismo e a religião. Uma técnica romanesca apurada é usada pelo autor para abordar os temas e as verdades universais subjacentes em toda a sua obra.
Opinião Pessoal
Não é de fácil leitura. É uma narrativa poderosa, que abala os nossos alicerces ao constatarmos que existe tanta maldade no mundo...
Publicado em 1932, reporta-nos para uma América dos anos 30 minada pela desconfiança, pela ignorância e pelo racismo. Os efeitos da Guerra Civil travada entre 1861 e 1865 ainda se faziam sentir, havendo assim uma divisão entre as regiões do Norte (Califórnia, Connecticut, Delaware, Illinois, Indiana, Iowa, Kansas, Kentucky, Maine, Maryland, Massachusetts, Michigan, Minnesota, Missouri, Nevada, Nova Hampshire, Nova Jérsei, Nova Iorque, Ohio, Oregon, Pensilvânia, Rhode Island,Vermont, Virgínia Ocidental e Wisconsin, mais os territórios de Colorado, Dakota, Nebraska, Nevada, Novo México, Utah e Washington) e as regiões do Sul (Alabama, Arkansas, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Flórida,Geórgia, Louisiana, Mississippi, Tennessee, Texas e Virgínia).
A mentalidade era muito diferente....
Existia nessa altura racismo e discriminação... Até se pensava que a raça negra era um castigo de deus devido ao mau comportamento dos brancos, e acreditava-se que esse castigo duraria um século...
O pano de fundo são pequenas cidades que parecem ilhas nas paisagens desérticas da América do Sul.
A personagem central, Joe Christmas, parece ter nascido sob o signo malfadado de Caim (personagem bíblica, presente no Livro do Génesis, que simboliza as pessoas mal intencionadas). Joe era mestiço e isso proporcionou-lhe ao longo da vida incompreensão e desrespeito da parte dos outros, até do orfanato onde viveu e da família adotiva que o acolheu. É uma pessoa perturbada, que não sabe onde pertence nem qual a sua função no mundo.
E depois há uma outra personagem, a Lena, uma rapariga grávida que não tem nada a ver com Joe, mas é com ela que a história começa e termina. É alguém que aparenta ser positiva e acreditar na providência divina ou na sorte, pois a vida vai-lhe correndo sem sobressaltos.
Ele é discriminado pela cor da pele.
Ela é ajudada por se encontrar em estado de graça.
Ele não foi desejado.
Ela deseja o seu filho.
Talvez se Lena fosse a mãe de Joe...
Ou, para quem acredita na reencarnação, talvez o filho de Lena seja a reencarnação de Joe...
Mais uma vez digo, é impressionante como apenas uma pessoa pode alterar para sempre o destino de outra!
Pontuação do Livro
- ✰✰✰✰✰ - Muito Bom
Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ
Sugestões
Sobre o autor e o livro há imensa informação na internet. Pesquisem à vontade =)
Deixo-vos apenas com estas sugestões:
- «A Luz em Agosto» na wikipedia;
- A bibliografia do autor à venda na Wook;
- Opinião sobre o livro no blogue «Catálise Crítica»;
- A guerra civil norte-americana na wikipedia.
Subscrever:
Mensagens (Atom)