domingo, 12 de junho de 2011

Quotes "Revelação"














.¸¸.*♡*.¸¸.*☆*¸.*♡*.¸¸.






"Revelação", de Michael Crichton


Identificação do Livro

Autor: Michael Crichton
Título Original: Disclosure
Edições: Editorial RBA
Nº de págs.: 430
Coleção: RTP - Grandes Livros
Ano de Edição: 1995
Classificação: Thriller

Sinopse: Tom Sanders dava aquela promoção como certa e, obviamente ficou surpreendido quando o lugar foi ocupado por Meredith Johnson, com quem vivera dez anos atrás. Mas as suas surpresas não se ficaram por aqui: Meredith convida-o a reviver os bons velhos tempos e embarcarem numa nova aventura. Perante a recusa de Tom, a nova diretora acusa-o de a assediar sexualmente. O pesadelo de Tom Sanders estava prestes a começar...



Posfácio
O episódio aqui contado é baseado numa história verdadeira. O seu aparecimento num romance não tem a intenção de negar o facto de a grande maioria das queixas por assédio sexual serem apresentadas por mulheres contra homens. Pelo contrário: a vantagem de uma história em que os papéis estão invertidos é a de nos permitir examinar aspetos escondidos pelas respostas tradicionais e pela retórica convencional. Seja qual for a forma como os leitores reagem a esta história, é importante reconhecer que o comportamento dos dois antagonistas é o reflexo um do outro, tal como um teste de Rorschach. O valor de um teste de Rorschach está naquilo que ele nos diz acerca de nós próprios.
É também importante assinalar que a história, na sua presente forma, é uma ficção. Uma vez que as alegações de assédio sexual no local de trabalho envolvem múltiplos direitos legais que muitas vezes entram em conflito uns com os outros, e uma vez que estas acusações criam um considerável risco não só para os indivíduos, como também para as empresas, foi necessário disfarçar cuidadosamente o acontecimento real que a inspirou. Todos os intervenientes neste caso concordaram em ser entrevistados com a condição das suas identidades não serem reveladas. Estou-lhes muito grato pela boa vontade com que se prontificaram a ajudar a clarificar os complicados aspetos inerentes às investigações do assédio sexual.
Também estou em dívida para com vários advogados, funcionários dos recursos humanos, empregados em geral e dirigentes de empresas que me forneceram as suas valiosas opiniões sobre esta questão. O facto de todas as pessoas com quem falei terem pedido para não serem identificadas, demonstra bem a extrema sensibilidade que rodeia a discussão do assédio sexual.

Michael Crichton




PONTUAÇÃO DO LIVRO

  • ❤ - Favorito





Sugestões


Sobre o autor e o livro há muita informação na internet. Para lá remeto os desejos de curiosidade.
Esta história foi adaptada para o cinema em 1994, e também se encontra infos acerca desse filme na internet.




.¸¸.*♡*.¸¸.*☆*¸.*♡*.¸¸.