Identificação do Livro
Autor: Machado de Assis
Classificação: Conto
Sinopse: O conto "A Pianista" de Machado de Assis, publicado originalmente em 1866 no Jornal das Famílias, tem um tipo de discurso facilmente identificável pelo leitor: o ensino da música, o universo pessoal dos músicos e sua relação com a sociedade. Foi muito bem aceito pela historiografia literária e pela musicologia. Muitos estudiosos escreveram sobre as relações entre a música e a literatura, porém nenhum tão geniosamente como Machado de Assis.
Opinião Pessoal
A acção passa-se no Rio de Janeiro, no ano de 1850, meados do séc. XIX.
É uma história lindíssima, que emana bons valores e termina com um final feliz.
__
Cada vez mais considero importante as histórias terminarem com um final feliz.
Vivemos numa sociedade louca, completamente invertida em termos de valores.
Por isso, é necessário cultivar as "boas histórias", aquelas que acabam bem, ou minimamente bem. É necessário cultivar o Bem, as boas acções, os bons pensamentos e sentimentos.
Obviamente não se pode descurar as maleitas da humanidade. Muitas das vezes são os próprios livros que colocam a "olho nu" as experiências negativas vividas na primeira pessoa ou inspiradas em factos reais. Sim, é preciso "iluminar" a faceta da podridão humana, contudo não creio ser saudável inventar realidades totalmente nefastas e impregnadas de vícios. Mas isso são contas de outro rosário.
__
Há muitas críticas referentes a este conto e ao seu autor na Internet e também em livros/revistas/jornais. Basta procurar.
Como a obra caiu no domínio público, é possível fazer o seu download em vários sites.