sábado, 20 de março de 2010

"O Demónio do Movimento", de Stefan Grabinski

Identificação do Livro


Autor: Stefan Grabinski
Título Original: Demon Ruchu
Edições: Cavalo de Ferro
Nº de págs.: 209
Ano de edição: 2003
Classificação: Contos

Sinopse: Este livro de contos, todos eles passados nas grandes locomotivas que atravessavam a Europa em inícios do século XX, são um claro exemplo da qualidade e originalidade de escrita de Stefan Grabinski. Cada conto desta obra explora a influência que o movimento e a velocidade artificiais (entenda-se criados pelo Homem) têm nas mais diversas personagens. Seguindo um pouco aquela corrente médica do século XIX que avisava que a velocidade excessiva de certos veículos modernos podia trazer várias e graves doenças, os contos de Grabinski falam-nos de homens e mulheres comuns que se transformam quando viajam num comboio. Estes são contos humorísticos, contos fantásticos, contos policiais, contos de terror mas sobretudo contos sobre a poesia da velocidade e do movimento.


Opinião Pessoal


Sou filha de um ferroviário.
Desde muito cedo estou ligada aos comboios, por isso gostei tanto destes contos!
O ambiente, os profissionais da ferrovia, os problemas típicos dessas profissões, os viajantes, o progresso e o modernismo, são coisas que me dizem algo!
Acredito que estas histórias possam não cativar o comum dos leitores, pois talvez interessem mais a um público específico. Contudo, aconselho a sua leitura,  nem que seja para conhecer um pouquinho deste mundo fantástico dos comboios. 



PONTUAÇÃO DO LIVRO

  • ✰✰✰✰✰ - Muito Bom